Idosa de 94 anos recebe dose de ar no lugar da vacina contra coronavírus

por Carol Machado
da equipe de estágio sob supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 16 fev 2021, às 08h02. Atualizado em: 24 fev 2021 às 13h33.

Um flagrante registrou uma idosa de 94 anos recebendo uma dose de ar no lugar da vacina contra o novo coronavírus. O vídeo foi registrado pelo familiar que a acompanhava.

O registro foi feito na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (12). A prefeitura confirmou o caso e afirmou que a técnica de enfermagem responsável pela aplicação foi afastada.

Veja o vídeo do momento em que a idosa recebeu a falsa vacina:

Reprodução: redes sociais

A idosa retornou ao posto de vacina no dia seguinte e foi devidamente vacinada.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para investigar o caso. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) também já tomou as providências abrindo uma sindicância, e ouviu a profissional responsável pela aplicação nesta segunda-feira (15).

Segundo a secretaria de Saúde de Petrópolis, a técnica de enfermagem tem dez anos de experiência na área, mas em seu depoimento alegou que não percebeu o problema, afirmando que o que ocorreu não foi de maneira intencional, que houve um defeito na seringa.

Em nota, a prefeitura da cidade esclareceu que foi um caso isolado e que mantém o controle das vacinas.

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis também está acompanhando o caso e informou que já existe inquérito civil conjunto com o Ministério Público Federal no município para apurar os problemas na aplicação das vacinas.