Idosa de 95 anos recebe doses de vacinas diferentes contra covid, no Paraná

por Carol Machado
da equipe de estágio sob supervisão de Guilherme Becker com informações da RIC RECORD TV
Publicado em 12 mar 2021, às 09h06.

Uma idosa de 95 anos recebeu doses de vacinas diferentes contra covid19. Na primeira dose ela recebeu a vacina Astrazenica já na segunda dose foi aplicada a CoronaVac. O caso ocorreu na cidade de Maringá, região norte do Paraná.

De acordo com informações da RIC REDCORD TV, Etelvina Bressan Rebelatto recebeu a primeira dose no dia 9 de fevereiro. O momento foi registrado em vídeo pela família.

Na segunda dose, que ocorreu no dia 9 de março, o erro foi constatado na carteira de vacinação.

“A gente ficou assustado e ela também ficou assustada”

Disse a neta.

Ana Paula, que é neta da idosa, disse que ligou para a secretária de saúde de Maringá para reclamar da situação. Ela foi comunicada que a avó não está devidamente imunizada.

“Eles disseram que ela não está imune, por ter tomado duas vacinas diferentes. Agora a gente não sabe se ela vai tomar a segunda dose e qual data”

Segundo a Prefeitura de Maringá, a idosa está sendo acompanhada pela secretária de saúde. E que tomou as medidas administrativas para verificar se houve falha humana ou se foi um erro de processos. E que agora irá organizar o sistema de tecnologia da informação para evitar que outros erros como este aconteçam. Além disso, informou que o caso foi comunicado ao Ministério da Saúde.

Ainda não há informações sobre os possíveis efeitos colaterais ao misturar as vacinas. Estudos ainda estão sendo realizados. Contudo, o Ministério da Saúde afirmou, ainda em 2020, que há risco de reações adversas para quem tomar doses de vacinas diferentes. Porém, ainda não há comprovações cientificas sobre o tema.