Imbituva, Irati, Inácio Martins: confira as cidades que flexibilizaram o uso de máscara no PR
Com o avanço da imunização e a estabilidade no número de casos da Covid-19 no Paraná, municípios passaram a flexibilizar algumas medidas de contenção da doença, como, por exemplo, o uso de máscara.
Ainda nesta sexta-feira (11), a prefeitura de Imbituva, na região centro-sul do estado, confirmou que o uso será facultativo, ou seja, a partir desta data, fica a critério de “cada empregador exigir ou não o uso de máscara de seus colaboradores, dentro de seu ambiente de trabalho, vedado a exigência de clientes ou frequentadores”. Em relação as escolas e estabelecimentos de ensino, será permitido a exigência durante o período em que os alunos estiverem nas dependências.
- Leia também: Ratinho Jr comenta possível fim da obrigatoriedade do uso de máscaras: “Muito próximo disso acontecer”
Conforme o comunicado feito pela administração municipal de Imbituva, a medida foi adotada levando em consideração “a vacinação de mais de 90% da população da região” e “nenhum Imbituvense internado” em decorrência da doença.
Outras cidades
O município de Irati, nos Campos Gerais, informou na quinta-feira (10), que a partir desta sexta (11) o uso de máscara também passa a ser facultativo na região. Conforme a prefeitura, a medida vale para ambientes públicos ou privados, exceto em estabelecimentos de saúde.
A Prefeitura de Inácio Martins, na região centro-sul, confirmou na quinta (10), que o uso da máscara em ambientes públicos e privados também passou a ser facultativo. Entretanto, uma medida diferente estabelecida pelo município a pacientes positivados para Covid-19 é o uso obrigatório de uma pulseira que será entregue por profissionais da saúde após a realização de exames. Conforme a prefeitura, além do paciente, as pessoas com quem ele residir também deverão usar durante o período de quarentena.
No oeste do estado, o município de Itaipulândia também confirmou o uso facultativo de máscaras. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (11), após Arapongas, no norte, e Marechal Cândido Rondon anunciarem a mesma flexibilização, na quinta. Nas três localidades, a medida vale tanto para locais públicos, quanto privados.
Curitiba
Apesar de, recentemente, a desobrigatoriedade do uso de máscaras na capital estar sendo discutido entre os vereadores de Curitiba, no novo decreto divulgado na quinta-feira (10), a prefeitura não flexibilizou a medida de proteção. No momento, o assunto segue sendo pauta na Assembleia Legislativa do Paraná.
Assis Chateaubriand
O município que fica a cerca de 45 quilômetros de Toledo, no Oeste do Paraná, também tornou o uso de máscara facultativo a partir desta segunda-feira (14).
A Comissão de Enfrentamento a Covid-19, avaliou o cenário epidemiológico da cidade, que aponta diminuição de casos e internamentos por conta da doença e decidiu pela flexibilização do uso de máscaras.
Porém, nos ambientes ligados à saúde, como farmácias, hospitais, Unidades Básicas de Saúde e afins o uso de máscaras e demais EPIS são obrigatórios.
Laranjeiras do Sul
No mesmo dia, Laranjeiras do Sul, no Centro-Oeste do Paraná, entrou na mesma lista. A medida vale tanto para ambientes abertos quanto fechados.
O documento estipula também que no acesso de estabelecimentos, continue sendo obrigatória a higienização das mãos dos clientes com água e sabão ou álcool gel 70%.
Londrina
Em Londrina, no norte, ainda é exigido o uso da máscara em espaços fechados, como em eventos, transporte público, trabalho ou comércio. Entretanto, nesta quinta-feira (17), o município tornou o uso em locais abertos opcional.
Maringá
A Prefeitura de Maringá também aderiu o decreto estadual sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior que libera a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos no estado do Paraná. O decreto libera o uso de máscaras de proteção em ambientes ao ar livre. Crianças menores de 12 anos também estão com o uso liberado em qualquer ambiente, a partir desta quinta, 17.