Infraero divulga tipos de máscaras permitidas para viagens de avião

por Daniela Borsuk
com Infraero
Publicado em 25 mar 2021, às 11h04.

Com o aumento no número de casos de pacientes infectados com o novo coronavírus no Brasil, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgou uma série de medidas que estão sendo tomadas pelos aeroportos para dificultar a transmissão da doença durante as viagens de avião. Entre elas, estão orientações sobre os tipos de máscaras permitidas para embarcar.

Conforme a divulgação no site da Infraero, a empresa está seguindo os protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, é obrigatório o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca em todos os ambientes públicos dos aeroportos, como saguões, balcões de check-in e áreas de embarque e desembarque.

No entanto, existem tipos de máscaras que são desaconselhadas pela Infraero para as viagens.

Veja o que pode e o que não pode:

  • São PROIBIDAS para viajar as máscaras com válvulas, máscaras de acrílico ou plástico transparente, face shield sem proteção por baixo, lenços ou bandanas amarrados e máscaras de tecido com apenas uma camada.
(Foto: Infraero)
  • São PERMITIDAS para viajar máscaras do modelo N95 ou KN95 sem válvula, máscaras PFF2 sem válvula, máscaras cirúrgicas e máscaras de tecido com duas ou mais camadas. Crianças menores de três anos não precisam usar máscaras.
(Foto: Infraero)

Além disso, a orientação é para que somente os passageiros que irão embarcar compareçam aos aeroportos e que observem as sinalizações sobre higiene e distanciamento expostos em painéis, cartazes, adesivos e informativos.

Também é recomendado optar por fazer os processos de check-in e de embarque através dos canais digitais das empresas, para evitar o manuseio de papel, e que os usuários prefiram pagamentos por cartão ou smartphones em compras em lojas, restaurantes e lanchonetes.

Veja a campanha da Infraero: