Inovação médica: homem recebe coração de porco
David Bennett, de 57 anos, paciente dos Estados Unidos, foi a primeira pessoa do mundo a realizar um transplante de coração de porco, em Maryland, nos Estados Unidos. De acordo com um novo boletim da universidade Maryland Medical School, divulgado nesta segunda-feira (10), o homem passa bem, após a cirurgia de sete horas.
O transplante foi realizado na última sexta-feira (07), o porco usado no transplante foi geneticamente modificado para eliminar vários genes que teriam levado o órgão a ser rejeitado pelo corpo de Bennett.
O coração doado permaneceu em uma máquina para preservá-lo antes da cirurgia, e a equipe também usou um novo medicamento junto com outras substâncias convencionais para suprimir o sistema imunológico e impedir que rejeite o órgão.
Segundo o jornal americano New York Times, este foi o primeiro transplante bem-sucedido de coração de porco em um ser humano.
O transplante foi considerado a última esperança de salvar a vida de Bennett, embora ainda não esteja claro quais são suas chances de sobrevivência a longo prazo.
“Está funcionando e parece normal. Estamos emocionados, mas não sabemos o que o amanhã nos trará. Isso nunca foi feito antes” afirmou o médico Bartley Griffith, diretor do programa de transplante cardíaco do centro médico, que realizou a operação.