Sem turistas, Jacaré toma 'banho' de sol nas Cataratas do Iguaçu

por Gabriel Azevedo
com informações da Rádio Cultura Foz
Publicado em 10 abr 2020, às 00h00.

Uma cena inusitada aconteceu nesta sexta-feira (10), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Um jacaré foi flagrado tomando ‘banho’ de sol nas Cataratas do Iguaçu.  O réptil foi visto por equipes de trabalho que realizavam mapeamento no local.

O Parque Nacional do do Iguaçu está fechado desde o dia 18 de março devido ao novo coronavírus (covid-19). Na Páscoa do ano passado, a atração, eleita uma das 7 maravilhas da natureza, recebeu 30 mil visitantes.

Além da falta de público, as Cataratas sofrem pela falta de água. O Paraná vive a pior estiagem desde que o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) começou a monitorar as condições do tempo, em 1997.

Conforme o monitoramento hidrológico da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), a vazão chegou apenas a 260 m³ por segundo, ou seja, cinco vezes menos do que a vazão normal. A menor vazão desde 2005, quando chegou apenas 233 m³ por segundo.

A maior seca já registrada nas Cataratas do Iguaçu aconteceu em 1978, com apenas 76 metros cúbicos por segundo. Por outro lado, o recorde de maior vazão acontece em 1983, quando atingiu 32.000 metros cúbicos por segundo.