Janeiro Branco: Maringá oferece rede de apoio a saúde mental e emocional

Publicado em 10 jan 2022, às 10h11.

O ano de 2022 iniciou com a Campanha Janeiro Branco, destinada à divulgação, prevenção, tratamento e promoção do bem-estar mental e emocional. Diferentemente do Setembro Amarelo, que se pauta principalmente na prevenção do suicídio, essa campanha abrange a saúde mental em qualquer circunstância.

A Secretaria de Saúde oferece uma rede de atendimento especializado para o tratamento da saúde mental para a população. São quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) destinados para atender de forma integral e contínua pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, ou provocados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.

Um dos centros é voltado para atendimento de crianças/adolescentes e outro possui atendimento 24 horas com entrada na unidade entre 7h e 19h. As unidades têm equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, médico psiquiátrico, terapeuta ocupacional e psicólogos.

A rede de atenção à saúde mental também é estendida para as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com atendimento psicológico. Em 2021, as UBS′s atenderam 23.907 pessoas com o atendimento psicológico, e nos CAPS, mais de 60 mil ao todo.

“Precisamos falar sobre saúde mental, as pessoas precisam saber que, se estiverem em sofrimento, podem buscar ajuda”

Maria Heloísa Cella, coordenadora da Saúde Mental de Maringá

Locais de atendimento

CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Serviço para atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, cujo comprometimento cause prejuízos acentuados em vários aspectos da rotina diária.

  • Horário de funcionamento: 7h30 às 18h
  • Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

CAPS AD II – Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e ou Drogas: é um local que oferece tratamento para a população maringaense adulta, que apresenta intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas.

  • Horário de funcionamento: 7h às 19h
  • Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

CAPS II Canção: Centro de Atenção Psicossocial para atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

  • Horário de funcionamento: 7h as 18h.
  • Endereço: Rua Alfredo Pujol N° 733

CAPS III: Atendimento para pessoas com transtornos mentais graves. Possui 12 leitos de acolhimento de curta permanência. O acolhimento em leito acontece diariamente das 7h às 19 horas. O cuidado recebido no acolhimento em leito funciona 24 horas.

  • Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Hospital Municipal: Emergência Psiquiátrica 24 horas

  • Rua. Ver. Gerson Soares Costa Kuriango esq. Av. Nildo Ribeiro da Rocha, s/n – Jd. Ipanema

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Confira os horários de cada unidade neste link.