'Juntos vamos derrotar o vírus': jornais do país unificam a capa nesta segunda-feira (23)

por Fernanda Xavier
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 23 mar 2020, às 00h00.

Nesta segunda-feira (23), alguns jornais impressos do país resolveram entrar na campanha imprensa contra o vírus, representada pela hashtag: #imprensacontraovirus. O resultado foram capas unificadas com a mensagem ‘Juntos vamos derrotar o vírus-unidos pela informações e pela responsabilidade’.

A ação ainda acontecerá durante esta semana pelos portais de notícia e veículos que não possuem jornal impresso veiculado nas segundas.

A iniciativa foi da Associação Nacional do Jornais (ANJ). O objetivo é defender o jornalismo, que é o meio para combater a desinformação, que neste momento delicado pode agravar as consequência do coronavírus.

Mensagem destaca a importância da informação de qualidade

Em meio a pandemia, a ANJ visa ressaltar a importância da imprensa durante este período. A notícia vinculada com responsabilidade é essencial para o enfrentando do vírus.

Em seu site, a ANJ publicou uma nota sobre a campanha. O jornalista Marcelo Rech, presidente da associação, enfatiza que em situações dramáticas a informação precisa e contextualizada é essencial.

“A ação demonstra a unidade dos jornais brasileiros em torno de uma causa comum: servir a população com jornalismo de qualidade para, com a responsabilidade que o momento exige, enfrentarmos e vencermos a pandemia”, completa

juntos-vamos-derrotar-o-virus

‘Juntos vamos derrotar o vírus’: jornais do país unificam a capa nesta segunda-feira (23) (Reprodução: Jornal ANJ Online)

Campanha especial para o meio digital

A campanha, que iniciou na última quarta-feira (18), vai marcar forte presença também no meio digital. Os portais de notícia contarão com anúncios especiais, banners para os sites associados à ANJ e cards para as redes sociais.

“A ideia é que, por meio dos vários anúncios (on-line e impresso), possamos reforçar a necessidade de se buscar informação em veículos que produzem jornalismo profissional e compartilhar conteúdos com certificado de origem em redes sociais e aplicativos de mensagem”, diz o presidente da ANJ

Rech ainda enfatiza que o antídoto contra a desinformação espalhada nas redes sociais é a viralização da informação verdadeira.