Lagarta cachorrinho: conheça a espécie que levou Sandra Annenberg para o hospital

Publicado em 22 nov 2023, às 12h19.

A jornalista Sandra Annenberg foi parar no hospital, nesta semana, após pisar em uma taturana. O animal é conhecido como “lagarta cachorrinho” e provocou muitas dores.

Sandra Annenberg disse que precisou tomar uma série de medicamentos. Em um vídeo, ela contou que estava descalça quando pisou na lagarta e, a princípio, achou que fosse uma formiga. Mas as dores ficaram tão fortes, que precisou ir para o hospital e tomar um soro específico.

Apesar do nome bonitinho, a lagarta cachorrinho é um tipo de praga bastante perigosa e que pode causar febre ou até hemorragia em casos não tratados. O calor pode fazer com que elas apareçam em jardins, quintais e regiões de mata urbana.

A lagarta cachorrinho tem este nome por ser envolvida por cerdas semelhantes ao de um pelo de cachorro. Segundo informações do Instituto Butantan, de São Paulo, essas cerdas possuem uma toxina urticante que provoca dores semelhantes a de uma queimadura.

Além das cerdas, a lagarta cachorrinho também é considerada venenosa. Ela possui espinhos em meio aos pelos e que liberam as toxinas. A orientação do instituto Butantan é sempre procurar um hospital em caso de contato com o animal.