Leões testam positivo para coronavírus em zoológico
Quatro leões testaram positivo para coronavírus em um zoológico de Barcelona. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (8) pelas autoridades veterinárias da cidade.
Ao que tudo indica, esse é apenas o segundo caso em que felinos grandes são infectados pela covid-19.
Leões testam positivo para coronavírus: vítimas são três fêmeas e um macho
Conforme autoridades locais, três fêmeas chamadas Zala, Nima e Run Run foram infectadas, além do macho Kiumbe. O teste positivo se deu após tratadores notaram que eles apresentavam sintomas leves de coronavírus.
No zoológico, dois funcionários também testaram positivo para coronavírus após o surto ter sido detectado no mês passado, e agora as autoridades estão investigando como os leões foram infectados.
Após a suspeita de estarem infectados, tratadores realizaram testes PCR nos leões da mesma forma que os humanos são testados, já que os animais estão acostumados com o contato da equipe do zoológico.
Troca de informações
Para compreender melhor o cenário, o Serviço Veterinário de Barcelona contatou colegas no Zoológico do Bronx, em Nova York, onde quatro tigres e três leões testaram positivo para covid-19 em abril.
“O zoológico contatou especialistas internacionais, como o Serviço Veterinário do Zoológico do Bronx, o único que documentou casos de infecção por Sars-CoV-2 em felinos. Os leões receberam cuidados veterinários para sua condição clínica branda – semelhante a uma gripe muito leve – por meio de tratamento antiinflamatório e monitoramento, e os animais responderam bem”, disse o zoológico de Barcelona em um comunicado.
Nenhum dos leões infectados tiveram contato com outros animais no zoológico, que está aberto à visitação.