Lockdown: cidades da Região Metropolitana não acompanham Curitiba e mantêm medidas estaduais

Publicado em 13 mar 2021, às 09h48. Atualizado às 16h29.

Após a divulgação do lockdown em Curitiba, com o decreto da Prefeitura que caracteriza a situação no município como bandeira vermelha, alerta de alto risco da pandemia da covid-19, algumas cidades da Região Metropolitana anunciaram, entre a noite de sexta-feira (12) e o início da manhã deste sábado (13) que não seguirão as medidas da capital. Porém a decisão foi aparentemente modificada ao passar da manhã (veja a atualização disto ao fim do texto).

Conforme a postagem nas redes sociais oficiais da Prefeitura de São José dos Pinhais, o município continua acatando o que diz o último decreto do Governo Estadual, com fechamento das atividades não essenciais neste final de semana, nos dias 13 e 14, mas voltando a funcionar na segunda-feira (15).

A Prefeitura de Colombo também se manifestou pelo Facebook, informando que segue, até o dia 17 de março, as medidas do decreto estadual e também as restrições impostas pelo decreto municipal próprio.

Almirante Tamandaré se posicionou da mesma forma que Colombo, também seguindo o decreto estadual e o decreto municipal próprio, publicado no último dia 10 de março.

De acordo com a assessoria de imprensa da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) uma reunião está marcada para às 11h deste sábado (13) para que os representantes das prefeituras debatam sobre o assunto. Atualmente, o presidente da Assomec é o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Atualização

Informação recebida às 14h.

Depois da reuniã dos prefeitos, a maioria deles – principalmente os das nove cidades conurbadas com Curitiba – informaram que devem aderir integralmente ou parcialmente a bandeira vermelha de Curiitba.

Clique aqui e assista o vídeo do coordenador da Assomec, Eduardo Pimentel, explicando o que foi conversado na reunião.