Londrina deve ganhar 'motolâncias' para agilizar atendimentos

Publicado em 15 ago 2023, às 13h23.

A Secretaria de Saúde de Londrina confirmou ao Portal RIC Mais que a cidade deve contar com três motolâncias – motos equipadas para atender pacientes do SAMU.

De acordo com o secretário Felippe Machado, serão motos de 250 cilindradas com baú para os equipamentos. “Apenas o piloto, que deve ser enfermeiro ou técnico de enfermagem, fará o deslocamento inicial; os servidores selecionados passarão por capacitação”, afirma Machado.

Celeridade

O objetivo das motos é diminuir o tempo de espera do paciente em situações que o primeiro socorro rápido faz diferença. “As motolâncias também podem auxiliar em casos de menor complexidade, quando não houver necessidade de remover o paciente e apenas um atendimento local é suficiente”, confirma.]

Por questões de segurança, o atendimento das motos deverá ser prestado das 7h às 19h. A Secretaria Municipal de Saúde informa que já iniciou os trâmites para compra dos veículos e solicitaram habilitação ao Ministério da Saúde para início do serviço. A expectativa é que as motos do SAMU estejam em funcionamento até o começo de 2024.