Londrina disponibiliza vacina da gripe para grupos prioritários

Publicado em 26 mar 2024, às 11h21.

Todas as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina, no norte do Paraná, começaram a aplicar a vacina da gripe nesta segunda-feira (25). De acordo com a Prefeitura de Londrina, o imunizante é destinado para os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde.

Os grupos prioritários da vacina da gripe são compostos por crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; pessoas com comorbidades; adolescentes em medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; e trabalhadores portuários.

A vacina da gripe oferecida pelo SUS é trivalente, protegendo contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. O imunizante é contraindicado para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.

Campanha da vacina da gripe

A aplicação da vacina da gripe foi antecipada no estado do Paraná, conforme o Governo do Estado. Tradicionalmente, a vacinação contra a influenza era realizada entre os meses de abril e junho. Neste ano, a campanha nacional será de 25 de março a 31 de maio.

Em Londrina, a campanha contra a gripe começou no sábado (23), com um mutirão de vacinação. Na ocasião, 14 UBSs estiveram abertas o dia todo para realizar a aplicação do imunizante que se enquadra nos grupos prioritários.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Londrina, 6.799 londrinenses receberam o imunizante. As doses foram aplicadas em 1.006 crianças, 33 gestantes, 4.186 idosos e em outros 1.574 grupos prioritários.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mostrar próximo post
Carregando