Londrina monitora primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

por Bruna Melo
com informações da AEN
Publicado em 29 jun 2022, às 09h25. Atualizado às 10h59.

Londrina, no norte do Paraná, monitora o primeiro caso suspeito de Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos. Outros dois casos também estão em observação, em Curitiba e Cascavel. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29).

O paciente tem 27 anos e viajou para a Turquia e para a Inglaterra há 15 dias. Ele apresentou sintomas que podem ser confundidos com a dengue, como dor de cabeça, nos olhos e diarreia. O homem está em acompanhamento domiciliar e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi notificada.

Todas as pessoas que tiveram contato próximo com ele estão sendo monitoradas, mas ninguém apresentou sintoma, até o momento.

A varíola dos macacos é uma doença viral com transmissão por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

A infecção causa erupções na pele, que iniciam normalmente no rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga. Clique aqui para mais informações.

Em Curitiba, o paciente tem 31 anos e viajou para São Paulo entre os dias 16 e 18 de junho. Ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com relatos de alergias na pele e febre.

Mostrar próximo post
Carregando