Londrina recebe R$ 3,2 milhões do Governo para reforma da Santa Casa

por Isadora Deip
com informações da Prefeitura de Londrina e supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 18 fev 2022, às 20h19.

O Governo do Paraná anunciou, nesta sexta-feira (18), que vai repassar R$ 3.211.995,43 para a modernização do hospital Santa Casa de Londrina. O valor deve ser usado na reforma do pronto-socorro e de duas unidades de internação e em adequações às normas de prevenção de incêndio do Corpo de Bombeiros.

Durante a cerimônia que ocorreu no pátio interno do hospital, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou a importância da Santa Casa, fundada em 1944 e integrante da rede Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL). O hospital tem pronto-socorro 24 horas e atende casos de alta complexidade, principalmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o prefeito, com os novos leitos, a Santa Casa de Londrina poderá ultrapassar o Hospital Universitário em quantidade de leitos qualificados para atendimento do SUS.

“A Santa Casa será o maior hospital do Paraná pois, com essa expansão, vai chegar a 400 leitos. E aqui 95% dos pacientes são atendidos pelo SUS. Deixo minha palavra de gratidão a toda equipe – médicos, enfermeiros, técnicos, equipes de limpeza, cozinha e administrativo, pelo trabalho maravilhoso que realizam”,

afirmou Belinati.

O convênio firmado entre o governo do Estado e a ISCAL também deve beneficiar a ala antiga do hospital, que conta com 7.614,53 m². Já o pronto-socorro e as unidades de internação, que somam 2.102,48 m² de área física, devem ter melhorias no atendimento e bem-estar dos pacientes e da equipe profissional.

Novos recursos

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a última grande modernização do hospital aconteceu há 20 anos.

“Hoje liberamos recursos para modernização do pronto socorro, duas alas de internação e, também, metade do recurso total será utilizada para adequação junto à prevenção de incêndios, juntando o prédio antigo do hospital com a torre nova. Essa nova ala, que logo deverá entrar em funcionamento, terá 200 leitos localizados bem no centro da cidade de Londrina”,

detalhou.

Ele também declarou que novos recursos devem ser liberados em breve pelo governo do Paraná, para serem investidos na reforma, ampliação e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Atenção Primária, diárias de internação em hospitais psiquiátricos e no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Leitos SUS

Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a liberação da nova ala do hospital pode solucionar o déficit de leitos disponíveis pelo SUS.

“Essa liberação de recursos é importante para que a gente possa acelerar e viabilizar o término da obra do novo prédio da Santa Casa. Isso trará um impacto positivo de forma muito direta, não só na saúde do londrinenses, mas de toda região. Geograficamente, a Santa Casa fica em Londrina, mas atende centenas de outros municípios por ser referência em alta complexidade para diversas especialidades. Com a finalização do novo prédio, a expectativa é ampliar o sistema de leitos do SUS e, consequentemente, resolver um problema crônico que é a oferta de leitos”,

comentou.
Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.