Londrina registra queda de casos de Covid-19 e quatro UBSs voltam a atender público geral
As UBSs do Ernani Moura Lima, San Izidro, Milton Gavetti e Mister Thomas retomam, nesta semana, os atendimentos de rotina para a população, em Londrina, norte do Paraná. O retorno aconteceu devido a diminuição na demanda relacionada a casos de Covid-19. Agora, os moradores dessas regiões podem agendar consultas, exames, retirada de medicamentos, aplicação de vacinas entre outras ações da Atenção Primária.
“Quando nós fizemos a alteração no sistema de saúde, com inclusão dessas quatro UBSs para atendimentos respiratórios, a média era de 100 a 120 consultas por dia em cada unidade. Nas últimas semanas, esses números caíram para 15 a 20 consultas”,
explica o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
Um levantamento divulgado pela prefeitura de Londrina aponta que no dia 1º de junho, 98% das UTIs estavam ocupadas, quando 31% da população estava vacinada com dose única ou com a primeira dose. Agora, Londrina já possui 58% da população adulta vacinada, acima de 18 anos, com a primeira dose, e a ocupação das UTIs caiu para 73%. Hoje, a cada 100 londrinenses, 58 já tomaram a primeira dose da vacina. E a cada 100 pessoas, 24 já tomaram as duas doses.
UBSs referências para síndromes respiratórias
As UBSs do Guanabara, Bandeirantes, Chefe Newton, Maria Cecília e Vila Ricardo estão funcionando exclusivamente para casos de sintomas decorrentes da Covid-19. O serviço acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
A UBS da Vila Casoni permanece realizando a vacinação contra a gripe no município.
“Quanto mais pessoas vacinadas, maior a redução do número de casos, de pacientes internados, do índice de positividade, entre outros indicadores que acompanhamentos todos os dias. Temos quase 300 mil londrinenses imunizados com dose única ou primeira dose, quase 60% da população elegível para receber a vacina. A vacinação tem surtido o efeito esperado.”
destaca o secretário.