Londrina terá campanha de vacinação contra paralisia infantil em shoppings
A Prefeitura Municipal de Londrina, no Norte do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar mais uma campanha de vacinação contra a paralisia infantil em shoppings do município, neste sábado (10). A medida foi tomada devido a baixa cobertura vacinal na cidade.
- Leia também:
No total, três shoppings vão participar da ação, são eles: Boulevard, Catuaí e Londrina Norte. As doses de vacina via oral contra a poliomielite serão aplicadas em crianças de 1 a 4 anos, das 13h às 20h.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento com foto ou certidão de nascimento, além da carteira de vacinação. Na última campanha deste modelo em shoppings, no feriado de Sete de Setembro, nesta quarta-feira (7), o resultado foi positivo. De acordo com a SMS, 635 doses contra a pólio foram administradas.
A poliomielite, conhecida como paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda acusada por um vírus. Ela pode atingir crianças e adultos e, em casos mais graves, pode causar a paralisia dos membros inferiores.
A vacina é a única forma de prevenção e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinas.
Multivacinação
O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a paralisia infantil e multivacinação até 30 de setembro, por conta da baixa adesão à vacina. Desse forma, a imunização é realizada por livre demanda, sem precisar fazer o agendamento antes.
Em Londrina, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fazem parte da campanha, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.