Londrina vacina crianças em circo para aumentar cobertura contra poliomielite
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite termina nesta sexta-feira (30), mas a Secretaria de Saúde de Londrina ainda vacina, neste sábado (1º), as crianças até 4 anos por causa da baixa cobertura em relação à meta de 95%, recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
De acordo com os dados da secretaria, cerca de 15 mil crianças foram vacinadas na cidade, o que representa 50% do público-alvo.
O secretário Felippe Machado informou que a vacinação será realizada das 10h as 15h no Calçadão no Centro de Londrina e das 15h as 20h ao lado da bilheteria de um circo instalado no Londrina Norte Shopping.
Mesmo que a criança não esteja com a carteirinha de vacinação, ela pode receber a dose de reforço da poliomielite. A expectativa é vacinar mais 2 mil crianças durante o último dia de ação em Londrina. O encerramento da campanha já foi prorrogado do dia 9 para o dia 30 de setembro.
“Foi um longo tempo de campanha e, infelizmente, a falta consciência dos pais para levar os filhos até os postos de saúde é um dos principais motivos desse resultado”, afirmou Machado.
A Secretaria de Saúde também estendeu os horários de atendimento das unidades após o expediente, abertura nos sábados e vacinação em shoppings centers e escolas de Londrina, mas o resultado ficou abaixo do recomendado.
Em 2017, o DataSUS aponta que Londrina tinha 95% de cobertura vacinal da pólio e durante a campanha até 4 anos, o índice bateu quase 85% do público-alvo.