Lotado, pronto atendimento pediátrico do Hospital de Clínicas fecha nesta sexta (29)

Publicado em 29 abr 2022, às 18h38.

Com o aumento de casos de problemas respiratórios em crianças, nos últimos dias, o pronto atendimento pediátrico do Hospital de Clínicas, em Curitiba, lotou e fechou na tarde desta sexta-feira (29). Com isto, o pronto atendimento só está recebendo casos encaminhados das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O primeiro atendimento do paciente não está sendo recebido. Este deverá ser feito nas UPAs e UBSs.

Este fechamento também ocorreu no Hospital Pequeno Príncipe, na quinta-feira (28). O pronto atendimento do hospital, que é exclusivamente pediátrico, fechou completamente e o atendimento voltou a funcionar “parcialmente”, horas depois, somente recebendo pacientes encaminhados das UPAs e UBSs. A situação permanece igual até a noite desta sexta-feira (29), ou seja, não estão sendo recebidos primeiros atendimentos, via SUS, diretamente no hospital. É preciso procurar a UPA ou a UBS primeiro.

Já o pronto atendimento particular do Hospital Pequeno Príncipe segue recebendo normalmente primeiro atendimento ou encaminhamentos.

No mês de janeiro, em Curitiba, do total 93.248 atendimentos realizados pelas UPAs da capital, 19% eram crianças, no mês de abril, dos 65.346 atendimentos 35% eram de crianças, um aumento de 84% no percentual de atendimento de crianças. Os atendimentos infantis registrados tem como causas principais, sintomas de infecções respiratórias e outras infecções virais e bacterianas.

Reorganização do sistema

O primeiro atendimento, no caso de crianças com problemas respiratórios, obrigatoriamente deve ser feito nas UPAs e UBSs. Em Curitiba, esse atendimento precisou ser reorganizado, temporariamente, devido à alta procura.

A partir da próxima sexta-feira (29/4), 11 unidades de saúde serão convertidas em pontos de atendimento de adultos e crianças com sintomas respiratórios leves e moderados (moradores de Curitiba com sintomas respiratórios leves devem optar pela teleconsulta pelo telefone 3350-9000).

Nove dessas unidades (lista abaixo) atenderão crianças, adolescentes e adultos com sintomas respiratórios e, por isso, não farão aplicação das vacinas contra gripe e covid-19. Já a unidade Ouvidor Pardinho receberá apenas adultos. A unidade Mãe Curitibana atenderá apenas o público infantil (exceto neste sábado, quando vai receber as crianças do Dia D da vacinação contra gripe e sarampo). Nos dias de funcionamento, a Ouvidor Pardinho e A Mãe Curitibana manterão a vacinação contra gripe e covid para os públicos convocados.

Como parte deste plano de contingência, para dar conta do aumento dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba ativou esta semana 10 leitos SUS pediátricos no Hospital Evangélico, além de outros 10 pediátricos SUS no Hospital de Clínicas. Na próxima segunda-feira (02), devem ser ativados gradativamente mais 30 leitos no Hospital Bairro Novo.

Outra medida será o cancelamento das cirurgias pediátricas eletivas nos hospitais credenciados ao SUS, movimento que permitirá a ativação de novos leitos pediátricos.

Confira as unidades específicas para problemas respiratórios em Curitiba

Funcionamento das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h, nos sábados (exceto Mãe Curitibana)*

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia

Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Santa Amélia
Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde São Braz
Rua Antônio Escorsin, 1.960 – São Braz

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Vila Hauer
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Jardim Aliança
Rua José Ursolino Filho, 646 – Santa Cândida

Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Campo Alegre
Avenida das Industrias, 1.749 – Cidade Industrial

Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Rio Bonito
R. Fanny Bertoldi, 170 – Campo do Santana

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Mãe Curitibana* (atendimento exclusivo de crianças)
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

*Neste sábado (30), excepcionalmente, a unidade Mãe Buritibana não atenderá como pronto-atendimento, pois estará voltada ao Dia D, de vacinação das crianças contra gripe e sarampo.

Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho
(atendimento exclusivo para adolescentes, adultos e idosos)
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho