Ludmila Dayer revela diagnóstico de esclerose múltipla "Meu mundo caiu"
Ludmila Dayer, de 39 anos, revelou nesta quarta-feira (28) o diagnóstico de esclerose múltipla. A atriz conhecida por interpretar em “Malhação”, no ano 2000, fez uma transmissão ao vivo para contar os detalhes sobre a doença. “Meu mundo caiu”, disse ela durante a live.
- Leia mais:
A ex-atriz global, que vive nos Estados Unidos, relatou que procurou ajuda médica após sentir problemas na visão e na cognição. Ao receber o diagnóstico, ela decidiu mudar sua alimentação para torná-la mais saudável e cortou a carne, ovo, gorduras, glúten, cafeína e álcool.
“Era um sintoma atrás do outro e, por isso, fui procurar o médico. Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo. Ia de um cômodo para o outro e não lembrava o que tinha ido fazer”, contou Ludmila Dayer.
Conforme a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem): “A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares”.
Sintomas mais comuns da doença: fadiga, alterações fonoaudiológicas, transtornos visuais, problemas de equilíbrio e coordenação, entre outras,
Segundo Ludmila, a doença foi causada pelo vírus EBV (Vírus Epstein-Barr), que pode ser transmitido através da saliva.