Mais de 150 alunos e funcionários da UTFPR reclamam de intoxicação alimentar

Publicado em 25 maio 2022, às 22h29.

154 alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) dizem que tiveram intoxicação alimentar após terem feito suas refeições no restaurante universitário (RU) dos dois campi da universidade em Curitiba. Os relatos dão conta de que eles passaram muito mal após a refeição no local. A UTPRF informou que está acompanhando os casos e que a Vigilância Sanitária já esteve vistoriando o local.

Conforme os relatos dos alunos e professores, muitos tiveram sonolência excessiva, dores, náuseas e vômitos após se alimentarem no local. Dois casos teriam ocorrido no campus Ecoville e o restante no campus Centro, que tem sede na Avenida Sete de Setembro. Um dos alunos conta que percebeu um tom azulado na comida, mas que pensou que fosse algum tempero diferente.

O RU é destinado aos docentes e funcionários da instituição. Dos alunos, é cobrada uma taxa de R$ 3,50 por refeição. Os RUs das duas unidades servem, diariamente, no jantar e no almoço, cerca de duas mil refeições.

A Universidade informou que está acompanhando os casos e que as pessoas intoxicadas com os alimentos no RU devem se manifestar oficialmente pelo e-mail fiscalizacaoru-ct@utfpr.edu.br.

Leia na íntegra o posicionamento da UTFPR:

“A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio de sua Comissão de Fiscalização do Restaurante Universitário do campus Curitiba, vem a público informar que tomou ciência das ocorrências de casos de intoxicação alimentar nas Sedes Centro e Ecoville, através de manifestações de alunos e servidores pelo e-mail fiscalizacaoru-ct@utfpr.edu.br.

Desde o primeiro relato, recebido em 18/05, a Comissão vem monitorando o ocorrido e verificando todos os detalhes narrados para que sejam tomadas as medidas cabíveis para que seja possível elucidar os fatos e apurar as responsabilidades, inclusive com a instauração de Processo Administrativo Sancionatório contra a empresa contratada.

Essa mesma empresa recebeu ontem (terça), dia 24/05, uma visita da Vigilância Sanitária Municipal, a qual não verificou irregularidade alguma, seja nos ambientes ou nos procedimentos de funcionamento dos RUs do campus. A comissão da vigilância que visitou a empresa irá entregar o laudo para a nutricionista responsável somente na próxima semana, assim, infelizmente, não temos como enviar o documento nesse momento.

Estão ocorrendo várias reuniões entre a direção-geral e a comunidade estudantil a fim de, em comum acordo, identificar os problemas e buscar as soluções cabíveis.

Informamos que os RUs do campus são destinado para servidores (docentes e técnicos-administrativos) da instituição. Para os alunos, o valor cobrado é de R$ 3,50. Em média, são servidas 2.000 refeições nas duas sedes, Centro e Ecoville, entre almoço e jantar. No momento, os restaurantes estão atendendo normalmente.

Solicitamos a toda a comunidade que continue participando ativamente do processo de monitoramento do RU, sendo que irregularidades devem ser reportadas utilizando o e-mail acima mencionado.

Comissão de Fiscalização do RU – UTFPR – Campus Curitiba”