Mais de 4 mil doses de vacina contra a Covid vão para o lixo em Foz do Iguaçu
Cerca de 4,5 mil doses de vacina contra a Covid-19 deve ir para o lixo em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Por causa da baixa procura, as doses venceram a validade e terão que ser descartadas. A situação preocupa a vigilância epidemiológica da cidade, já que há um número expressivo de pessoas com o esquema vacinal incompleto.
A secretaria municipal de saúde ainda criou uma estratégia para que as vacinas mais próximas do vencimento fossem usadas antes. Também diminuiu os pedidos de doses, porque a procura foi criticamente baixa, para todas as faixas etárias, nos últimos meses. A estratégia não foi suficiente para impedir o vencimento.
A secretaria ainda pede que as pessoas procurem as unidades de saúde para tomarem a dose de reforço e evitem a perda de mais vacinas. Atualmente podem receber a 4ª dose da vacina em Foz do Iguaçu pessoas acima dos 40 anos.
Os grupos com menor cobertura vacinal são os adolescentes, com apenas 15% do público imunizado com a dose de reforço. As crianças correspondem a menos de 60% da cobertura na 1ª e 2ª doses. Na faixa dos 40 anos, há um público de 100 mil pessoas que podem ser imunizadas, mas apenas 30% procuraram as unidades para tomar a quarta dose.