Maringá testa servidores no Dia Mundial de Combate à AIDS
A Prefeitura de Maringá, promoverá testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C e distribuição de autotestes, além de orientar e informar a população sobre o tema. A ação ocorre nesta quarta-feira (1), Dia Mundial de Combate à AIDS, no Auditório Hélio Moreira, a partir das 12 horas.
O objetivo é conscientizar e promover ações preventivas como uso da camisinha externa ou interna, gel lubrificante, diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (IST).
“É um dia que, cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS e entendermos a importância em informar devidamente a população” disse o Coordenador do CTA, Marcelo Silva.
Em Maringá, o Centro de Testagem e Acolhimento faz em média 500 testes por mês com atendimento todos os dias, das 7h às 16h, na UBS Policlínica Zona Sul. As demais UBSs também fazem a testagem gratuita por meio de agendamento ou em casos graves com sintomas aparentes. O teste é feito com profissionais de saúde, sob sigilo, e o resultado é apresentado em apenas 15 minutos.
Avanços no tratamento
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (29), um novo medicamento para o tratamento do vírus HIV reunindo duas substâncias antirretrovirais.
Por meio de nota, a agência informou que a aprovação representa um avanço no tratamento e que a possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão de pacientes.
Segundo a bula aprovada, o novo medicamento reduz a quantidade do vírus no organismo e promove o aumento da contagem de cédulas CD4, que exercem papel importante na manutenção de um sistema imune saudável, ajudando a combater infecções.
A indicação do medicamento será para adultos e adolescentes acima de 12 anos com pelo menos 40 quilos e sem histórico de tratamento antiretroviral prévio. Além de poder ser usado como substituição regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica.