Máscaras deixam de ser obrigatórias em ambientes fechados de Ponta Grossa e Guarapuava
As Prefeituras de Guarapuava e Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, divulgaram na tarde desta terça-feira (29) o decreto que revoga a exigência do uso de máscaras em ambientes internos. A decisão acompanha o Governo do Estado do Paraná, que anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado.
Guarapuava destaca que a Secretaria de Saúde continuará regulamentando a utilização de máscaras em ambientes que prestam serviços de saúde e recomenda o uso em unidades de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios, laboratórios e afins e no transporte coletivo de passageiros.
Segundo o texto do decreto de Ponta Grossa, é obrigatório o cumprimento das recomendações do protocolo sanitário estabelecido pelo Paraná em todo o município.
Em nota, a Prefeitura destaca que a decisão considera a redução dos índices epidemiológicos de COVID-19 na cidade, conforme os últimos boletins médicos.
“Quase dois anos depois da obrigatoriedade da máscara em nosso Estado, podemos hoje anunciar com alegria esta nova medida. Que possamos continuar nos cuidando, mas aos poucos retomar a nossa rotina normal”,
afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.
O decreto ainda reforça que as medidas restritivas poderão ser revistas a qualquer momento, com base na situação epidemiológica de Ponta Grossa em relação aos casos de Covid-19.
Decreto estadual
O governador Ratinho Junior assinou nesta terça um novo decreto que libera a circulação de pessoas sem máscaras em locais internos. A decisão foi tomada 23 meses depois da instituição da obrigatoriedade, por lei estadual, em 28 de abril de 2020.