Médicos vão deixar de atender em horário estendido nas UBS de Toledo após suspensão de reajuste
As Unidades Básicas de saúde (UBS) de Toledo, no oeste do Paraná, vão interromper os atendimentos em horários estendidos a partir de sexta-feira (20). A decisão foi tomada após a suspensão do reajuste dos salários do prefeito, vice e secretários da cidade, determinada pela Justiça.
De acordo com a Secretaria de Saúde, como não haverá o aumento salarial do primeiro escalão, a continuidade da ação ficou inviabilizada porque os médicos receberiam salários maiores que do prefeito, de R$ 25 mil, com o pagamento das horas extras – o que não é permitido.
Além disso, segundo a secretaria, outro fator que impede que o trabalho continue sendo realizado em horário ampliado é que não existem outros médicos disponíveis para o atendimento da Estratégia da Saúde da Família.
O funcionamento de forma estendida, até às 22h, estava ocorrendo desde o dia 4 de maio. Agora, as UBS Europa e Coopagro atenderão somente das 8h às 12h e das 13h às 18h.
A Secretaria de Saúde informou que durante a programação com horário estendido, as demandas no Pronto Atendimento Municipal (PAM) Vila Pioneiro e também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Becker tiveram uma diminuição. As duas unidades já chegaram a atender 700 pessoas em 24 h.