Foz do Iguaçu registra primeira morte por novo coronavírus

Publicado em 26 abr 2020, às 00h00.

Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, registou a primeira morte por coronavírus neste domingo (26). De acordo a Prefeitura de Foz do Iguaçu, trata-se de um homem de 60 anos, que estava internado no Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Ainda segundo a prefeitura, o paciente, que tinha comorbidades, foi internado no dia 21 de abril. Ele foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em estado grave, de um hospital particular para o Hospital Municipal. Ele permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e fez uso de ventilação mecânica durante o período em que permaneceu no Hospital Municipal.

O paciente fazia tratamento para hipertensão arterial sistêmica após um cateterismo realizado há oito anos. O caso foi classificado como transmissão comunitária, já que o paciente não viajou.

Flexibilização do comércio

A primeira morte por covid-19 em Foz do Iguaçu acontece apenas cinco dias depois da prefeitura da cidade flexibilizar o comércio.

Na quarta-feira (22), Foz do Iguaçu reabriu shoppings, comércio e rodoviária. O decreto da prefeitura foi publicado na segunda-feira (20).

Na cidade, que faz fronteira com o Paraguai e Argentina, os estabelecimentos comerciais podem funcionar com 30% da capacidade de público. Entre eles estão academias de ginásticas, musculação, crossfit, dança, natação e hidroginástica.

Até ontem, Foz do Iguaçu tinha 42 casos confirmados do novo coronavírus, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O Paraná tinha 1.140 casos e 69 mortes provocadas pela covid-19.