Mulher sofre derrame raro durante lavagem de cabelo em salão; entenda
Uma mulher de 50 anos sofreu recentemente um raro derrame durante uma lavagem de cabelo em um salão de beleza, na cidade de Hyderabad, na Índia. O caso é chamado de “síndrome de acidente vascular cerebral de salão de beleza” pelos médicos.
Leia mais:
- Menina de 15 anos morre após despencar de prédio tentando tirar selfie
- Jovem assiste a morte do namorado durante vídeo chamada
Conforme o India Today, a síndrome surgiu em 1933 e foi nomeada por um médico chamado Michael Weintraub no Journal of the American Medical Association.
Ainda de acordo com o noticiário, Michael observou como cinco mulheres desenvolveram sintomas neurológicos graves depois de lavar o cabelo em salões de beleza. As ‘vítimas’ desta síndrome relataram ter tontura severa, perda de equilíbrio e dormência facial.
Das cinco mulheres observadas pelo profissional, quatro sofreram derrame. As pacientes acabam sendo médicas para a vida toda, informou o site.
Como isso acontece?
O India Today conversou com o neurologista Praveen Kumar Yada e o profissional relatou que:
“Isso acontece quando o massagista pressiona o pescoço e a cabeça com força, às vezes até torcer o pescoço para produzir um som de estalo. Isso faz com que os navios sensíveis se machuquem.”
A médica Jyoti Bala Sharma também falou ao India Today e informou que qualquer procedimento ou manipulação do pescoço próximo às artérias pode causar um AVC.
“Existem duas artérias principais no pescoço, duas na frente e duas nas costas. As artérias posteriores são conhecidas como artérias vertebrais e passam pelas vértebras cervicais ou pelo osso cervical” disse ao site.
A doutora ainda afirmou que “Sempre que há uma manipulação do pescoço como um procedimento de salão de beleza ou uma atividade que é de natureza quiroprática, isso pode causar uma ruptura nas artérias e um coágulo começa a se formar”.
“Devido a esse coágulo, o suprimento de sangue para o cérebro é interrompido e isso pode levar a um acidente vascular cerebral”, explicou a médica.
Com informações do site India Today.