Mutirão de catarata: 8 idosos perdem olho após infecção por bactéria intestinal

Os pacientes foram diagnosticados com endoftalmite, uma infecção ocular causada pela bactéria Enterobacter cloacae; empresa contratada por prefeitura será ouvida

Publicado em 16 out 2024, às 08h12.

Ao menos 8 idosos perderam um dos olhos após sofrerem uma infecção no órgão depois de participarem de um mutirão de cirurgias de catarata, no município de Parelhas, a 245 km de Natal, no Rio Grande do Norte. O caso aconteceu no fim do mês passado, mas os pacientes ainda seguem em tratamento. 

Mutirão de catarata: 8 idosos perdem olho após infecção por bactéria intestinal
Uma investigação conduzida pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) está em andamento (Foto: Google Maps)

Ao todo, 48 pessoas participaram do mutirão promovido pela prefeitura, nos dias 27 e 28 de setembro, na Maternidade Dr. Graciliano Lordão. O espaço havia sido contratado pelo município junto com uma empresa privada de oftalmologia. 

Dos 48 pacientes, 15 idosos atendidos no primeiro dia tiveram complicações e foram diagnosticados com endoftalmite, uma infecção ocular causada pela bactéria Enterobacter cloacae, presente no intestino. O caso é considerado raro já que a infecção geralmente acontece após a ingestão de alimentos contaminados.

Idosos perdem olho após infecção em mutirão

Conforme a Secretaria de Saúde de Parelhas, 8 idosos tiveram que fazer a retirada do globo ocular. Outras 4 fizeram vitrectomia, que é substituição de uma substância presente dentro do olho e 3 pacientes seguem em observação pelos médicos. 

Os representantes da empresa contratada devem ser ouvidos nesta quarta-feira (16) em um inquérito civil público. Amostras biológicas foram coletadas no hospital para tentar confirmar a origem das infecções nos pacientes.

Uma investigação conduzida pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) está em andamento.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui