Mutirão de cirurgias bariátricas é realizado em Curitiba
Dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade, quando se realizam ações de prevenção à doença. Uma alternativa para quem enfrenta o problema é a cirurgia bariátrica. Na tentativa de diminuir a fila de pacientes do SUS, algumas cidades brasileiras estão realizando um mutirão de cirurgias bariátricas a partir desta segunda-feira (4). Curitiba é uma delas.
Em Curitiba, a ação ocorre no Hospital Evangélico Mackenzie, que pela primeira vez abriga o mutirão. Desse modo, em uma semana serão realizadas 100 cirurgias em todo o país, 10 delas em Curitiba.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Paraná existem 222.140 pessoas com indicação para tratamento cirúrgico da obesidade. Destas, 76.276 estão com obesidade mórbida, o que representa 4,71% da população paranaense. No estado, o número de pessoas monitoradas chega a 1,4 milhão.
De acordo com o Datasus, o número de cirurgias realizadas no Brasil em 2023 foi 40% menor no comparativo com 2019, ano pré-pandemia. Em Curitiba, foram 1.328 cirurgias pelo SUS em 2023.
Por fim, para fazer a cirurgia Bariátrica pelo SUS, o paciente terá que se cadastrar no programa Obesidade Zero. Desse modo, a cirurgia é feita somente com recomendação médica, com base em alguns requisitos. Entre eles está o índice de massa corporal acima de 40.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui