Navio que saiu do Brasil é colocado em quarentena na Argentina por suspeita de mpox
O alerta foi dado após um tripulante apresentar lesões cutâneas semelhantes a cistos. No momento ele está isolado dos demais
As autoridades argentinas informaram nesta terça-feira (20) que um navio cargueiro no rio Paraná, na Argentina, foi colocado em quarentena devido a um caso suspeito de mpox a bordo. Conforme o Ministério da Saúde da Argentina e a Liga Naval Argentina, o navio, com bandeira liberiana, partiu de Santos, no Brasil, a caminho de recolher soja na Argentina.
Leia também:
- Alto uso de telas? Conheça os principais inimigos dos olhos saudáveis
- Saiba o que é linfoma, doença que causou morte da primeira-dama Margarita Sansone
O alerta foi dado após um tripulante indiano apresentar lesões cutâneas semelhantes a cistos. Ele foi isolado do restante da tripulação.
O navio, que estava a caminho do porto de San Lorenzo, na província de Santa Fé, foi ancorado no rio, e apenas pessoal médico terá permissão para embarcar enquanto toda a tripulação permanece em quarentena aguardando os resultados dos testes.
A variante clado 1b da mpox se espalha facilmente por contato próximo e tem causado preocupação. A Argentina já havia registrado oito casos de mpox anteriormente, mas nenhum da nova variante.
Em resposta global, empresas como a dinamarquesa Bavarian Nordic e a suíça Roche estão avaliando aumentar a produção de vacinas e a capacidade de testes laboratoriais, respectivamente.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!