Operando com 138% da capacidade, PS pediátrico do HU orienta suspensão do atendimento
O Hospital Universitário de Londrina (HU-UEL), no norte do Paraná, orienta que a população que precise dos serviços do Pronto-Socorro Pediátrico não procure a instituição. Um documento oficial havia sido emitido na sexta-feira (25), com duração até sábado (26), mas, devido a alta demanda, a orientação continua valendo para esta segunda-feira (28).
De acordo com a assessoria de imprensa do HU, nesta segunda (28), o PS pediátrico opera com 138% da capacidade. Ao todo, quatro crianças internadas foram confirmadas com Covid-19. Por se tratarem de casos mais leves da doença, os positivados e suspeitos não precisam de leitos pediátricos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que está com uma taxa de ocupação de 0%.
Conforme a instituição, a alta demanda dos serviços do PS pediátrico acontece devido ao déficit de pediatras em outras unidades de saúde que acabam não conseguindo atender a demanda.
- Leia também: Túmulo de homem é violado em cemitério de Londrina
Aqueles que precisarem dos serviços do pronto-socorro pediátrico devem procurar, primeiramente, postos de saúde da região onde moram. O encaminhamento para o HU deve acontecer apenas a pedido das unidades. A direção do hospital deve fazer uma reunião para decidir se irá publicar um novo documento ou não.