"Fiquei furioso com os empresários de ônibus de Curitiba", diz Rafael Greca sobre falta de pagamento de motoristas e cobradores

por Gabriel Azevedo
reportagem RIC Record TV, Curitiba
Publicado em 9 abr 2020, às 00h00.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), disse que ficou furioso com os empresários de ônibus de Curitiba que pagaram apenas uma parte do salário de motoristas e cobradores, na última segunda-feira (6).

“Eu tinha pago [para as empresas do transporte coletivo] R$ 51 milhões na véspera. E eles [os empresários] disseram que não tinham R$ 26 milhões para pagar os seus motoristas. Eu mandei dizer que parem com isso, que não sejam como mercenários que atacam comboios da Cruz Vermelha, não é hora de ganhar dinheiro. É hora de exercer humanidade”, afirmou Rafael Greca, em uma entrevista ao canal CNN Brasil, nesta quinta-feira (9).

Das 29 empresas de ônibus da capital e da Região Metropolitana de Curitiba, seis não pagaram os salários de motoristas e cobradores integralmente na última segunda-feira. De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), do total de 10 mil trabalhadores do sistema, mais de 5 mil receberam um parte ou nenhum pagamento.

De acordo com o levantamento do Sindimoc, as empresas Glória, Viação Cidade Sorriso, São José, CCB, Tamandaré, Tamandaré/Matriz e Campo Largo não pagaram integralmente os funcionários. Em um comunicado enviado para os trabalhadores, algumas empresas usaram a pandemia do novo coronavírus como justificativa.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) informou que o transporte coletivo de Curitiba e regão metropolitana está rodando com uma oferta seis vezes maior do que a demanda, já que o número de passageiros caiu cerca de 75%. Com isso, simplesmente eles não tiveram recursos para fazer todo o pagamento dos salários já que os custos operacionais praticamente se mantiveram.

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa que administra o transporte na capital, e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), responsável pelo sistema na região metropolitana, informaram que repassaram integralmente o valor do subsídio para as empresas.

Assista