Paraná confirma 57 novos casos da gripe H3N2 e cinco óbitos pela doença
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou, nesta quarta-feira (9), mais 57 casos e cinco mortes causadas pela H3N2 no Paraná. As informações foram extraídas a partir do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Desde dezembro, foram registrados 1.981 casos e 88 óbitos pela doença, em 229 municípios. As novas mortes foram registradas em Dois Vizinhos (2) e Maringá (3), e ocorreram entre os dias 16 de janeiro e 5 de fevereiro. As vítimas são duas mulheres e três homens, com idades entre 37 e 93 anos.
Em janeiro, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. O Estado não registrava tantos casos neste período desde o início do monitoramento dos casos da Influenza A (H3) pela Sesa, em 2016.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância das medidas de prevenção.
“Os dados mostram que os óbitos ainda estão ocorrendo, mas houve uma queda significativa, passando de 12 para cinco em relação ao anterior. Precisamos da continuidade do uso de máscaras, a lavagem das mãos e distanciamento social, para evitar a infecção dos vírus respiratórios, incluindo a influenza”,
alertou.