Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Governo do Estado do Paraná criou uma força-tarefa para aumentar as coberturas vacinais nos municípios. Com foco especial em crianças e adolescentes, a ação é direcionada para as vacinas Influenza, Pentavalente, DTP, Pneumocócica 10 e Poliomielite. A princípio, estas são as que estão com baixa adesão.

Paraná cria força-tarefa para aumentar cobertura vacinal nos municípios
A cobertura vacinal do Paraná será focada em crianças e adolescentes (Foto: Divulgação/Gilson Abreu/SGAS)

O objetivo da ação é ampliar a proteção contra doenças preveníveis e evitar que a Rede Hospitalar Estadual sofra uma sobrecarga, especialmente durante o inverno. Além disso, a Sesa e a Secretaria de Educação irão reforçar a necessidade da carteirinha de vacinação em dia na volta às aulas.

Por mais que o Paraná não tenha decretado situação de emergência em saúde pública por aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), o secretário de Estado da Saúde, César Neves, reforça a necessidade da cobertura vacinal. “Lançamos essa força-tarefa para ampliar as coberturas vacinais contando com a colaboração de toda a sociedade e, principalmente, com o apoio das equipes municipais”, afirmou. “Nosso objetivo é proteger a saúde dos paranaenses e evitar que doenças preveníveis e até erradicadas, como é o caso da poliomielite, voltem a circular em nosso Estado”.

De acordo com o Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios, o Paraná soma 12.590 casos e 867 óbitos de SRAG em 2024. Ao todo, os números aumentaram mais de 41% em comparação com o informe de junho, quando contabilizava 8.854 casos e 613 mortes.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.