Paraná é o 3° estado com mais cadastros de doadores de medula óssea

Dentre os quase 6 milhões de cadastros doadores de medula óssea do Brasil, 575 mil estão no estado do Paraná

por Mariana Gomes
com informações da AEN
Publicado em 19 set 2024, às 19h06.

Com 575.498 possíveis doadores cadastrados no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o Paraná é o terceiro estado com maior número de cadastros para doação de medula óssea. Além disso, é o primeiro da região Sul do país.

Paraná é o 3° estado com mais cadastros de doadores de medula óssea
Conforme o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o Brasil tem quase 5 milhões de doadores cadastrados (Foto: Divulgação/Hemepar)

A princípio, o Paraná fica atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais quando se trata de doação de medula óssea. De acordo com o secretário estadual da Saúde, César Neves, essa posição no ranking mostra a solidariedade dos paranaenses. “Graças aos cidadãos que se dirigem às unidades da Rede Hemepar, distribuídas por todo o Estado, podemos fazer a diferença na vida das pessoas que precisam do transplante”, afirma.

Leia também:

A necessidade de haver grande número de doadores no Paraná se dá pela dificuldade de compatibilidade ao se tratar de doação de medula óssea. A probabilidade de compatibilidade pode chegar de 1 a cada 100 mil, ou até mesmo 1 a cada 1 milhão de habitantes. 

Por fim, aqueles que se cadastram no Hemepar se tornam possíveis doadores de medula óssea, se disponibilizando a ajudar outras pessoas no tratamento de até 80 doenças, como leucemia. Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 35 anos e não ter histórico de doenças oncológicas. Além disso, o voluntário terá uma amostra de sangue coletada e preencherá uma ficha com dados pessoais.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.