Paraná perde 6.500 doses de vacina contra meningite

por Thiago Fedacz Anastacio
Com informações de Secretaria da Saúde do Estado do Paraná e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 2 set 2022, às 20h04. Atualizado às 20h05.

O Paraná registrou a perda de 6.500 doses da vacina ACWY no mês de agosto de 2022, segundo dados parciais repassados pelos municípios para as Regionais de Saúde. A perda aconteceu devido ao vencimento do imunizante.

As vacinas que passaram da data de validade estavam armazenadas nos municípios de Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Maringá, Apucarana e Telêmaco Borba.

Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) diz estar alerta e orienta constantemente os gestores municipais sobre a necessidade de ampliar a cobertura vacinal no Paraná. A secretaria também confirmou que não há doses de ACWY com vencimento para setembro de 2022.

A orientação da Sesa para os 399 municípios foi de que o início da estratégia de vacinação fosse a partir de crianças com 12 meses para a administração do reforço e para trabalhadores de saúde em substituição à vacina Meningo C até o término dos estoques de doses com validade para agosto de 2022. Também foi reforçada a importância da busca ativa dos adolescentes de 11 a 12 anos, 11 meses e 29 dias de idade ainda não vacinados, conforme a instrução normativa do calendário nacional de vacinação.

O estado possui 1.800 salas de vacina e além de realizar “dias D” de mobilização (sempre aos sábados) para atualização da caderneta de crianças e adolescentes. A Sesa instrui para que os municípios adotem estratégias de adesão do público a essas ações, seja ampliando o número de unidades disponíveis ou através do prolongamento do funcionamento das unidades que realizam a aplicação das doses.