Paraná registra primeiro caso de coronavírus no sistema prisional

Publicado em 20 maio 2020, às 00h00.

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) confirmou o primeiro caso de Covid-19 entre internos do sistema penitenciário do Estado.

Trata-se de um homem de 33 anos, preso do regime semiaberto Colônia Penal e Industrial de Maringá (CPIM), no Norte do Paraná. O detento testou positivo para a Covid-19 no domingo (17). Ele havia retornado de uma saída temporária no dia 04 de maio.

De acordo com o Depen, o preso passou por uma triagem no retorno ao sistema prisional, mas não foi identificado sintomas naquela ocasião. Onze dias depois, ele apresentou febre e foi atendido na rede pública de saúde. Neste momento, o detento está em prisão domiciliar.

Covid-19 no sistema prisional

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) afirma que após o resultado positivo para a Covid-19, uma investigação apurou que familiares do preso estavam com sintomas da doença. E que, segundo o Depen, o contato com o novo coronavírus aconteceu antes do preso retornar para a unidade.

Ainda segundo o Depen, 12 detentos que retornaram no mesmo dia, e que tiveram contato com ele, estão em quarentena preventiva em alojamentos isolados e sem contato com os demais presos.

“Nenhum deles apresentou qualquer sintoma da doença e, por estarem assintomáticos e fora do período de contágio, não há necessidade de realização do teste, por enquanto, segundo o protocolo de saúde”, diz o Depen, em nota.

O sindicato dos policiais penais do Paraná, em nota, acusa que “não há qualquer tipo de triagem no retorno dos presos das saídas temporárias”.

Também em nota, o Depen diz que todos os detentos que saem e retornam ao sistema prisional do Paraná são colocados em lugares separados, onde permanecem em isolamento pelo período de 14 dias.