Maioria dos paranaenses é a favor do isolamento social, revela pesquisa
Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, encomendado com exclusividade pelo Grupo RIC, revelou que a maioria dos paranaenses apoia as medidas de isolamento social aplicadas no estado para conter a propagação do novo coronavírus.
Entre os entrevistados, 67,1% são a favor do isolamento social no Paraná do modo que está sendo feito. Outros 28,1% são contra. E 4,8% não souberam responder e opinar.
A pesquisa encomendada pelo Grupo RIC também questionou se os moradores do estado conhecem o decreto estadual 4.942/2020, que impôs uma série de medidas mais rigorosas para conter a evolução da pandemia do novo coronavírus em 141 cidades de 8 macrorregiões: Curitiba, Paranaguá, Cornélio Procópio, Cianorte, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Londrina.
De acordo com o levantamento do Paraná Pesquisas, 82,7% dos entrevistados responderam que conhecem as medidas restritivas adotas pelo governador Ratinho Junior (PSD) para controlar o contágio do coronavírus; 14,5% disseram que não conhecem e 2,8% não responderam ou não souberam opinar.
No entanto, no mesmo levantamento, a pesquisa revela que 53,4% dos paranaenses saíram para trabalhar nos últimos cinco dias, enquanto 45% ficaram em casa.
Contágio e morte
O levantamento encomendado pelo Grupo RIC também questionou aos paranaenses sobre a percepção quanto a chance de contrair o coronavírus e ao número mortes provocadas pela doença.
Para 35% dos paranaenses entrevistados, a chance de contrair o novo coronavírus é “baixa”, enquanto para 24,3% é “alta”. Outros 35% responderam “média” quando questionados sobre o assunto; 4,8% não souberam ou não responderam.
Quando o assunto é morte, para 58,1% dos paranaenses, a Covid-19 matou mais pessoas do que o esperado. Para 15,1%, a quantidade de mortes provocadas está dentro do esperado e para 19,8%, o novo coronavírus matou menos do que era esperado; 6,9% não souberam ou não responderam.
O Paraná Pesquisas ouviu 1.512 pessoas, em 162 municípios, entre 8 e 10 de julho. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.