Pilotos se emocionam ao conhecer jovem que recebeu coração transportado por eles

Esta é a primeira vez que os pilotos conhecem algum dos pacientes transplantados

por Lucas Novak
Com revisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 16 maio 2024, às 21h48.

Dois Pilotos da Divisão Aérea da Casa Militar do Paraná conheceram nesta quinta-feira (16) uma paciente que recebeu um coração transportado por eles no ano passado. Os comandantes Gustavo Sakakihara e Valter Obiava, encontraram Sofia Ramos, de 15 anos, no hangar do Aeroporto do Bacacheri.

Pilotos se emocionam ao conhecer jovem que recebeu coração transportado por eles
Os pilotos se emocionaram ao encontrar a adolescente, que teve a vida salva graças a agilidade do transporte (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Segundo informações do Governo do Estado, os pilotos se emocionaram ao conhecer a adolescente, que teve a vida salva graças a agilidade do transporte. Sakakihara, com cinco anos de experiência, descreveu o encontro como indescritível, enquanto Obiava destacou que o trabalho integrado e ágil de todos os envolvidos é crucial para salvar vidas.

A mãe, Karen Regina Zampieri, agradeceu emocionada, dizendo que a notícia do transplante foi a melhor sensação. Sofia foi diagnosticada com miocardia dilatada após ser levada ao hospital com vômitos, inicialmente suspeitos de pneumonia.

Antes do transplante, Sofia e sua mãe sabiam pouco sobre o processo, mas agora incentivam a doação de órgãos, reconhecendo o trabalho crucial de todos os envolvidos na logística de transplantes.

O Paraná lidera doações de órgãos no Brasil, com 486 doadores em 2023 e uma baixa taxa de recusa familiar de 27%. A Central Estadual de Transplantes (CET) coordena doações e transplantes no estado, com apoio de quatro Organizações de Procura de Órgãos e uma infraestrutura abrangente.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.