Ministério Público aciona Justiça para fechar comércio em Ponta Grossa

por Gabriel Azevedo
com informações da ARede
Publicado em 14 abr 2020, às 00h00.

A promotora do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Fernanda Basso Silvério, ajuizou uma ação em que pede o fechamento do comércio de Ponta Grossa. A ação foi protocolada na manhã desta terça-feira (14) e busca intensificar as ações de combate ao novo coronavírus (covid-19) na cidade. A mesma promotora, inclusive, emitiu uma série de recomendações à Prefeitura de Ponta Grossa na semana passada.

Ao emitir recomendações à Prefeitura, Fernanda também pediu uma série de informações referentes ao combate da covid-19 e também à retomada das atividades comerciais de forma escalonada. O prazo dado pela promotora para a resposta era essa segunda-feira (13) e, como as informações não foram enviadas pelo município, o MP acionou a Justiça. A ação foi ajuizada na Vara da Fazenda Pública.

comércio de Ponta Grossa voltou a funcionar de forma escalonada no último dia 6 de abril.

A ação do Ministério Público acontece depois que a região central de Ponta Grossa foi tomada por uma grande concentração de pessoas nas últimas semanas. A reabertura do comércio, no dia 6, foi marcada por um grande número de cidadãos nas lojas do comércio popular. A ‘farra do bate perna’ chegou a ser duramente criticada pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

Durante a manhã desta terça-feira (14), o prefeito Marcelo Rangel chegou a dizer que não iria “afrontar” o Poder Judiciário e obedeceria às determinações da Justiça. O comentário foi feito quando Rangel comentou as recomendações dadas pelo próprio Ministério Público sobre o comércio.

A ação é protocolada um dia depois da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) defender a reabertura do comércio. Em nota, a ACIPG destacou que o comércio deveria reabrir com medidas preventivas ao novo coronavírus.