Prefeito de Curitiba mantém feiras, restaurantes, mercados e transporte público funcionando

por Gabriel Azevedo
reportagem RIC Record TV, Curitiba
Publicado em 18 mar 2020, às 00h00.

Com 1,3 milhão de usuários por dia, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM) disse que vai manter o transporte coletivo na capital paranaense funcionando. Em entrevista para o Balanço Geral, da RIC Record TV, nesta quarta-feira (18), Greca disse que não tem motivo para suspender, já que não houve transmissão comunitária do novo coronavírus em Curitiba e região metropolitana.

A transmissão comunitária acontece quando um paciente infectado que não esteve nos países com registro da doença transmite a doença para outra pessoa, que também não viajou.

Curitiba tem 7 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19).

“Estamos lavando e higienizando os ônibus e os tubos diariamente. Motoristas e cobradores estão recebendo álcool gel. E estamos recomendando que idosos não entrem na hora de pico. E quem for no ônibus, procure levar o seu álcool gel e passe nas mãos antes e depois de subir no ônibus”, afirmou Rafael Greca.

Outros pontos de aglomeração, como feiras livres, restaurantes populares e mercados públicos também vão permanecer abertos.

Segundo Greca, nos restaurante populares, a Prefeitura colocou álcool gel e pias para os usuários lavarem as mãos. “Cerca de 1 mil pessoas trabalham nas feiras livres de Curitiba e no Mercado Municipal. São pessoas preparadas em segurança alimentar, em manipulação de alimentos, em higiene pessoal. É gente que antes da peste já lavava a mão várias vezes. Vamos manter o abastecimento da cidade”, disse.

A prefeitura cancelou as duas feiras de Páscoa, que aconteceriam nas praças Santos Andrade e Osório, no Centro de Curitiba, por causa da aglomeração.

Sobre a feira do Largo da Ordem, o prefeito disse que ela será tema de um debate nesta tarde, com o comitê sanitário. “Vamos ver se vamos espaçar as barracas”, diz.

Curitiba tem 34 armazéns da família, 89 feiras, cinco restaurantes populares, 14 sacolões da família, além do Mercado Municipal de Curitiba e o Mercado Regional Cajuru.

Hoje de manhã, o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, disse que a Prefeitura de Curitiba reforçou as informações de boas práticas com os 88 feirantes e 187 de permissionários do Mercado Municipal; 42 permissionários do Mercado Regional; 112 funcionários dos restaurantes populares; 500 funcionários dos armazéns da família; e 14 permissionários dos sacolões da família.