Prefeitura adota mascote bêbado e machista e é alvo de críticas no Paraná
A Prefeitura de Apucarana, no norte do Paraná, anunciou no último final de semana a contratação do personagem Edibar, conhecido pelo alcoolismo e machismo, como garoto-propaganda do município para comunicar nas redes sociais as ações do Executivo.
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As postagens em parceria com o cartunista apucaranense Lucio Oliveira já estavam sendo feitas nos últimos meses no Instagram oficial da Prefeitura de Apucarana, mas a polêmica surgiu depois que o Município confirmou a escolha do personagem como mascote.
“Ele é conhecido por ser bêbado, sarcástico, botequeiro fanfarrão e machista. O mascote personifica uma empresa, uma instituição ou marca. Ou seja, quando a prefeitura decide que o município é representado por um bêbado ou um dependente alcoólico, ela está desrespeitando as pessoas que sofrem com essa situação. O alcoolismo é uma doença e prejudica a vida de muitas pessoas”, criticou o vereador e publicitário Moisés Tavares Domingos (Cidadania).
O parlamentar informou que foi procurado por igrejas e instituições que trabalham na recuperação das pessoas dependentes químicas. “Vai ser muito difícil comunicar as campanhas de Saúde, Assistência Social e Educação com um mascote que representa o alcoolismo e machismo. Além disso, foi usado dinheiro público para a contratação do cartunista”, afirmou.
O parlamentar informou que deve protocolar um requerimento na Câmara em caráter de urgência para revogar a decisão do Executivo. “Não tem nada haver com o artista. Se o objetivo é valorizar e reconhecer um cartunista local, ele poderia ter sido procurado pela Prefeitura para produzir um mascote que representasse os apucaranenses.”
Procurado, o secretário municipal de Comunicação da Prefeitura de Apucarana, Maurício Borges, não respondeu aos pedidos de entrevista até a publicação desta matéria.