Prefeitura de Curitiba faz alerta e diz que uso de máscara é 'indispensável'
A prefeitura de Curitiba emitiu, no fim da tarde desta quinta-feira (24), um alerta sobre o uso de máscaras. Apesar do texto não ser exatamente claro sobre a orientação, ele diz que: “com a nova onda de casos de covid-19, o uso de máscaras de proteção volta a ser indispensável para reduzir a circulação do vírus.”
- Leia também:
Deputados saem ‘no tapa’ em sessão que aprovou venda de ações da Copel; ASSISTA
Na frase seguinte, a secretaria municipal diz que reforçou a orientação após avaliação dos indicadores epidemiológicos. Em outro trecho, afirma que para pessoas com sintomas respiratórios que tenham necessidade de deslocamento ou em caso de contato com outras pessoas o uso da máscara é obrigatório.
Em 20 dias, Curitiba registrou aumento de 800% na média móvel de novos casos. Outro sinal de alerta é o número de pessoas em fase ativa da doença que passou de 449 para 8.069 no mesmo período. Ou seja, esse é o numero de pessoas aqui na capital que podem transmitir a Covid-19.
A alta de casos de Covid em todo o território nacional está associada à nova subvariante da ômicron, a BQ.1. Ela já circula em vários estados, mas ainda não teve confirmação laboratorial no Paraná.