Prefeitura de Maringá promove mutirão de testagem para diagnosticar DSTs
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira (1º), um mutirão de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação acontecerá no Auditório Hélio Moreira, das 12h às 16h.
Aberto ao público, o mutirão visa conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além de realizar os testes na hora, o município vai distribuir autotestes.
- Leia também: CMEI de Maringá tem aulas suspensas após mais de 20 funcionários testarem positivo para Covid-19
“O Dia Mundial de Combate à Aids reforça a importância da informação sobre as doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo é esclarecer os riscos, formas de prevenção e tratamento da doença”, afirma o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município realiza, em média, 500 testes ao mês, com atendimento de segunda a quinta-feira, das 7h às 16h, na Policlínica Zona Sul. As demais Unidades Básicas de Saúde (UBS) também realizam testagem gratuita por meio de agendamento e, nos casos graves com sintomas, o exame é feito na hora. O teste é feito sob sigilo e o resultado sai em até 30 minutos.