Prefeitura investiga se queda de energia estragou vacinas contra Covid-19 em Maringá
Uma queda de energia na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Mandacaru, em Maringá, pode ter causado a perda de vacinas contra o coronavírus. A prefeitura colocou as doses sob suspeita e aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde.
A falta de energia foi causada por uma árvore, que caiu na Rua das Rosas e acabou afetando a fiação elétrica na região do Jardim Mandacaru. Com a queda da árvore, pelo menos dois postes de energia foram afetados e precisaram ser substituídos.
Toda a região ficou sem energia entre o meio-dia e as 17 horas do domingo, incluindo a UBS, que não tem gerador de energia. As vacinas, que precisam ficar refrigeradas, acabaram sofrendo alterações de temperatura.
A quantidade de vacinas ainda não havia sido contabilizada até a publicação desta matéria. A UBS do Jardim Mandacaru é uma das maiores de Maringá e uma das principais no esquema de vacinação contra o coronavírus na cidade.
De acordo com nota oficial enviada pela Prefeitura de Maringá, as vacinas foram transferidas para outra UBS e colocadas sob suspeita. Elas ficarão recolhidas na Secretaria Municipal de Saúde até o parecer do Ministério.
No mês de setembro, o mesmo problema aconteceu com cerca de 1,5 mil doses de vacina, mas na UBS da Vila Morangueira. Dias depois, o Ministério da Saúde atestou que as vacinas continuavam eficientes e elas puderam ser aplicadas normalmente.