Primeiro caso de dengue autóctone é registrado na RMC
A cidade de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, registrou o primeiro caso de dengue autóctone de toda a 2.ª Regional de Saúde do Paraná, que engloba Curitiba e 27cidades da região metropolitana. Até então, a região só tinha casos importados de dengue e era a única regional de saúde de todo o Estado sem casos autóctones.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa)de Pinhais, o caso foi registrado no bairro Atuba. Os dados são do boletim divulgado nesta terça-feira (31).
- Veja também: Dengue e Covid-19: Toledo tem resultados alarmantes, segundo boletins
- Leia mais: Mais de 994 casos de Dengue são confirmados em Cascavel
Segundo a Sesa, diversos bairros da região estão com água acumulada, principal ação que faz com que aumente a reprodução do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. A identificação do vírus de forma autóctone é feita quando o paciente, sem histórico de viagens, esteja com sinais e sintomas e resida em áreas onde se registraram casos da doença ou tenha a presença de Aedes aegypti, com resultado de exame laboratorial positivo para dengue.
A gerência de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde registrou mais 60 casos suspeitos de dengue contraídos na cidade. Além disso, dez casos foram confirmados laboratorialmente, nove de pessoas que tenham viajado nos último 14 dias para área com ocorrência de transmissão de dengue, e 12 casos em investigação.