Professores de crianças até 4 anos são convocados para vacina contra coqueluche

Muitas vezes assintomática em adultos, a coqueluche é uma infecção respiratória mais grave em crianças pequenas

por Lucas Novak
com supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 4 jul 2024, às 20h37.

Com o aumento de casos de coqueluche em todo Brasil, a Secretaria de Saúde de Curitiba está convocando professores de escolas infantis, que atendem crianças de até 4 anos, para se vacinarem contra a doença. A medida é recomendada pelo Ministério da Saúde no intuito de proteger tanto os profissionais quanto as crianças.

Professores de crianças até 4 anos são convocados para vacina contra coqueluche
A coqueluche é uma infecção respiratória mais grave em crianças pequenas (Foto Daniel Castellano / SMCS)

A vacina contra coqueluche, que antes era destinada a gestantes, puérperas e profissionais de saúde, agora inclui professores em caráter excepcional. A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, solicita que as direções de escolas incentivem a imunização, podendo até agendar a vacinação nas próprias instituições.

A coqueluche é uma infecção respiratória altamente contagiosa, mais grave em crianças pequenas. Adultos muitas vezes são assintomáticos, o que facilita a transmissão. Mesmo aqueles que já tiveram a doença ou foram vacinados na infância precisam se imunizar novamente, dado que a proteção não é vitalícia.

Professores podem se vacinar em qualquer das 108 Unidades de Saúde de Curitiba. Os horários de funcionamento estão detalhados no site Imuniza Já Curitiba. 

 Até 20 de junho de 2024, Curitiba registrou dez casos de coqueluche, um aumento significativo comparado a 2023, quando não houve registros. Outros estados também enfrentam surtos.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.