Educadores físicos demonstram descontentamento com novo decreto estadual

por Carol Machado
da equipe de estágio sob supervisão de Guilherme Barchik
Publicado em 2 mar 2021, às 09h01. Atualizado às 21h17.

O novo decreto estadual nº 6.983 retirou da lista de atividades essenciais as academias e os centros de atividade física. O aumento de casos de coronavírus no Paraná emitiu a bandeira laranja no estado, com isso, diversas atividade estão suspensas.

Alguns profissionais já demonstraram o descontentamento com a situação. A Associação Paranaense de Personal Trainers (APPTS), manifestou por meio de nota oficial em seu Instagram nesta segunda-feira (1) seu posicionamento referente a atual situação.

“Entendemos o momento de cautela e seguimos rigorosamente todas as medidas de higienização e precaução ao combate ao COVID-19, nossas atividades profissionais colaboram com a saúde física, mental e social da sociedade em geral, e estamos sendo impedidos de provermos nosso sustento e de nossas famílias, em ambientes e ações que contribuem para a prevenção ao COVID-19”

A APPTS ainda utilizou das leis para defender a causa, frisando que o funcionamento destes locais são direto da população.

“No artigo 6º, na Constituição Federal a saúde e o trabalho são direitos sociais. E conforme o artigo 2º, §1º da Lei Federal nº 8080 de 19 de setembro de1990, destacamos: Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.”

O diretor da APPTS, Marcos Junior, defendeu recentemente em sua rede social o funcionamento das academias e espaços para esporte, apoiando o Deputado Felipe Carreras, que disse recentemente no plenário que os locais que proporcionam atividade física não devem ser fechados.

“Enviamos um oficio para todos os governadores e prefeitos para que reconheçam que a atividade física é essencial, eles são grandes heróis e são essenciais. A atividade física ajuda na imunidade e combate a depressão”.

Afirmou o deputado.

Casos de covid-19 no Paraná

Atualmente, o Paraná registra 3.196 novos casos confirmados e 17 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. O estado soma 645.621 casos confirmados e 11.598 mortos em decorrência da doença.