Quarentena solidária: rede mobiliza sociedade para enfrentar COVID-19

por Carol Machado
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 23 mar 2020, às 00h00.

Todas as pessoas são importantes. Com esse lema a ‘Rede de Apoio Contra o Coronavírus‘ que abriu seu manifesto nas redes sociais na terça-feira (17) e 24h depois já havia reunido 250 apoiadores.

O objetivo da rede é mobilizar todo o tipo de recursos para contribuir com as famílias carentes, com o esforço público e com os hospitais para reduzir o impacto da pandemia. “Fazemos um apelo a todas as pessoas que têm recursos para doar, sejam técnicos ou tecnológicos, financeiros, de consumo ou de produção, para que se somem a este movimento”, diz o advogado Rhodrigo Deda, um dos quatro organizadores do movimento, ao lado do administrador de empresas Fabio Zugman, do publicitário Maurício Ramos e do empreendedor social James Marins.

Com foco na resolução de problemas, a rede de apoio conta com cidadãos de alta capacidade técnica e de mobilização da sociedade. Para ter rápida efetividade, atua em algumas linhas de ação, que estão em diferentes estágios de desenvolvimento:

  • Inova Contra Coronavírus: rede de conexão dos diversos atores do ecossistema de empreendedorismo para analisar problemas e propor soluções.
  • COVID19-Alimentos: arrecadação de alimentos para as pessoas de baixa renda que vão precisar ficar em quarentena.
  • COVID19-Fatos: rede de informações verdadeiras.
  • COVID19-Tech: viabilização de ferramentas de dados úteis para a sociedade paranaense.
  • COVID19-Moradores de Rua: auxílio a moradores de rua.
  • COVID19-Apoio: comunidade de apoio psicológico.

Essas iniciativas estão em diferentes estágios de desenvolvimento e serão lançadas ao longo dos próximos dias.

Inova Contra Coronavírus

Na frente de inovação social, coordenada pelo presidente do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, James Marins, a proposta é conectar soluções inovadoras em prol do propósito de combater a COVID-19 com doadores capazes de prover condições para execução. No site inova.contracoronavirus.com.br é possível cadastrar ideias. Após o registro, as propostas passam por uma curadoria, encaminhamento para subgrupo, onde poderão receber contribuições “com recursos como tecnologia, logística, pessoas, rede, mídia e, inclusive, recursos financeiros de acordo com cada caso”. Por fim, os projetos seguem para execução.

Serviços