Queimaduras em festas juninas causam alerta, afirma Saúde
Conheça algumas dicas e métodos para evitar queimaduras com fogueiras e fogos de artíficio durante as festas juninas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu um alerta de cuidado para prevenção de queimaduras em festas juninas. A campanha do Junho Laranja busca reforçar a necessidade de ações preventivas.
Conforme a Sesa, acidentes com fogo são mais comuns no mês de junho, principalmente por conta de atividades típicas envolvendo fogueiras, líquidos quentes e fogos de artifício. Dependendo do grau da queimadura, a vítima pode sofrer desfiguração, incapacidade, hospitalização prolongada e, em alguns casos, pode levar à morte.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, é importante manter certos cuidados para evitar queimaduras para não estragar a alegria das festas juninas. “Podemos manter as tradições, mas priorizando a segurança”, afirmou. “Não podemos fazer com que um ambiente feliz se torne algo perigoso, com risco de perder a própria vida”.
Como prevenir queimaduras durante as festas juninas
Durante as comemorações, a Sesa recomenda que se tome cuidado redobrado com bebidas e alimentos com temperaturas elevadas, como quentão e cachorros quentes. É preciso tomar cuidado tanto durante o preparo quanto durante o consumo. Além disso, é importante manter crianças longe de panelas e recipientes quentes.
Também é importante realizar brincadeiras longe de fogueiras para prevenir queimaduras ou inalação de fumaça. As fogueiras de festa junina devem estar longe de matas ou produtos inflamáveis, como bebidas alcóolicas.
Por fim, é importante avaliar a origem dos fogos de artifício. Produtos fabricados em casa não devem ser utilizados, pois são mais propensos a causar queimaduras nas festas juninas. Além disso, é importante armazenar o produto em lugares distintos e evitar guardar um grande volume em um único espaço.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.